CODECA | Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul - Associações de Reciclagem

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 08h às 17:30h

(54) 3224-8000

Associações de Reciclagem

Os resíduos seletivos recolhidos pela Codeca são entregues às Associações de Recicladores conveniadas com o município de Caxias do Sul, por determinação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e estão localizadas em vários bairros da cidade. São elas que realizam a triagem dos resíduos seletivos, como: metal, papel, vidro e plástico, depois este material é separado, classificado e pesado para ser vendido à indústria, que reaproveitam os resíduos como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. A reciclagem é o elo entre o consumidor e a indústria.

O processo que resultou na criação de cooperativas de reciclagens começou em 1997. Com uma estrutura montada na Codeca, um grupo realizava a separação do material coletado no município. Anos depois, esse trabalho passou a ser feito por associações conveniadas à Prefeitura de Caxias do Sul. Foram criadas várias associações de recicladores, que recebem apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Fundação de Assistência Social (FAS).

No Município, a coleta seletiva passa em 100% do território caxiense, porta a porta. Atualmente, Caxias do Sul conta com 12 associações. São elas: (buscar em painel administrativo o cadastro das reciclagens, com possibilidade de edição e adição de novos registros)

As Associações de Recicladores contam com cerca de 360 associados que beneficiam indiretamente 1.200 pessoas e a distribuição da renda varia de uma cooperativa para outra, e todos os valores arrecadados mensalmente, dependem do volume de negócios realizados e ficam com as próprias associações e seus associados.

A separação correta dos resíduos recicláveis é fundamental, pois muitas famílias dependem desse material para sobreviver, sendo fonte de riqueza e sustento. Separar adequadamente os resíduos é uma prática de responsabilidade social que fomenta na construção e no fortalecimento de vínculos de negócios sustentáveis entre as empresas, consumidores e fornecedores dos resíduos recicláveis. É através desse comércio mais justo e ambientalmente mais adequado que ocorre a geração de emprego, renda e inclusão social, permitindo ampliar a qualidade de vida da população.